Blog Snowman Labs Blog

Conheça o Sketch, ferramenta concorrente do Photoshop

Danilo Brizola

por Danilo Brizola, Business
em 5 de janeiro de 2016.

Sketch VS Photoshop

Trocar o Photoshop pelo Sketch não mudou muito minha forma de trabalho, mas me fez um designer mais rápido, podendo focar mais em funcionalidade e ir mais a fundo nos meus designs.

Não acho justo comparar o Photoshop e o Sketch como inimigos, já que o propósito do Photoshop não é especificamente criar interfaces (apesar de muitos designers o usarem para isso), ao contrário do Sketch que foi inteiramente pensado para isso.

 

Sketch 3

O Sketch já tem mais de um ano e, desde as primeiras versões — época em que eu comecei a usar-, ganhou muitas melhorias e novas ferramentas: Mirror, Background Blur e suporte ao SVG são só alguns exemplos. Mas para quem é marinheiro de primeira viagem, vou explicar basicamente porque o Sketch é, na minha opinião, a melhor ferramenta para um designer de interação.

 

Sketch ❤ UI Designers

O Sketch já sai na frente quanto ao preço: custa somente US$ 99,99 pagos apenas uma vez. Sua interface é limpa e fácil de usar, cada ferramenta está onde deveria estar, e adicionar efeitos antes complicados agora custa só um ou dois cliques. Isso sem contar que trabalhar com vetores nele é simplesmente delicioso. Você pode escalar ao infinito que ele vai continuar lindo.

Um dos grandes trunfos da ferramenta é a opção de exportar @2x para telas de retina. Crie a partir de uma imagem grande e o Sketch vai redimensionar sozinho para os mais variados tipos de telas.

Estilos de textos e a possibilidade de criar símbolos economizam muito na hora de alterar a cor de um botão ou a fonte padrão do seu projeto. Troque em um e o restante já estará alterado.

O Sketch também é Code-friendly: tudo o que você faz dentro dele (sombras, gradientes, etc) é possível no CSS. Ao invés de enlouquecer os caras do front-end, o Sketch vai fazer com que tudo funcione muito bem no CSS ou mobile. Para quem ainda está acostumado com o Photoshop, o Sketch é um pouco mais simples nos efeitos. Lembrando que o Photoshop foi criado para trabalhar com imagens complexas, o que não é o caso do Sketch, por isso esqueça as comparações ferrenhas.

Com Artboards é muito fácil criar interfaces responsivas: o Sketch vem carregado de templates prontos para isso! Alinhe uma interface ao lado da outra, comece a criar e perceba a ajuda no fluxo também. É muito mais fácil criar uma tela olhando para onde ela vai ou de onde veio. Se estiver criando para mobile, fique tranquilo, o Sketch tem templates pré-definidos para os tamanhos dos principais smartphones e tablets do mercado.

 

Imagens SVG

Não tem como dizer o quanto é importante trabalhar com imagens vetoriais. É legal usar ícones de pacotes prontos, mas todo bom designer gosta de customizá-los, dar uma pitada de amor, adicionar cor… E (sim!) no Sketch isso é perfeitamente possível. O SVG é um formato que vem se tornando bastante popular, isso porque você pode editar e animar para imagens perfeitas e leves em qualquer device (em breve vou fazer um post falando sobre a importância de usar SVG).

 

Plugins

O Sketch é uma ferramenta muito poderosa, mas é mantida por um time pequeno que, durante o pouco tempo de vida até agora, vem priorizando as ferramentas principais. Aí é que entram os plugins: eles agilizam ainda mais o trabalho, fazendo muita coisa manual por você. Sabe aquela história do “have a app for that”? Have a plugin for that!

 

Mirror

Se você costuma criar interfaces mobile, você deve baixar o Sketch Mirror. O app está disponível para iPhone e iPad e tem a função de espelhar o artboard na tela do seu smartphone ou tablet que esteja compartilhando uma mesma rede wi-fi. O app custa US$ 4.99, o que é um ótimo custo benefício pela praticidade e pela fidelidade de cores e detalhes vista nas telas menores.

 

Resources

Há algum tempo o Sketch já sofreu com a falta de resources disponíveis. Eu poderia listar centenas aqui, mas vou indicar só um link para você se divertir: www.sketchappsources.com. Também não deixe de visitar o site Teehan+Lax.

O Sketch é uma ferramenta que me deixou muito mais rápido e me permitiu usar o tempo para outras coisas, como estudar mais usabilidade e interação, ou até mesmo me aventurar no Xcode. Se você ainda tem dúvidas quanto à usar Sketch, baixe a versão trial e experimente

Comments

comments