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Google já anunciou: sites não adaptados aos smartphones perdem relevância nas buscas

Danilo Brizola

por Danilo Brizola, Business
em 3 de novembro de 2015.

A gigante de buscas Google havia anunciado em fevereiro do ano passado que passaria a dar preferência aos resultados de sites que estivessem otimizados e adaptados para os smartphones, portanto sites responsivos. Conforme o anúncio, a mudança no algoritmo passou a valer no mês passado. No entanto, tablets e desktops não foram impactados de forma alguma com relação à mudança.

Para as micro, pequenas e médias empresas que ainda não possuem um site responsivo e adaptado ao uso mobile, este é um importante alerta: seus resultados no Google irão perder relevância para o buscador e isso pode dar margem para seus clientes encontrarem outras empresas — suas concorrentes — de modo mais fácil, ao invés de chegar em você primeiro.

Este alerta também vai em convergência com os números de buscas feitas através dos dispositivos móveis, que já ultrapassaram os PCs. O que ocorre muito é que as empresas não estão dispostas a investir em mobile o mesmo ou mais  do que investem nos desktops, o que é irônico, considerando o fato de que as buscas em smartphones dão mais retorno. Não se trata apenas de anúncios, mas de busca por conteúdos e principalmente a estrutura que você oferece ao cliente, a sua vitrine, que não pode mais se limitar a simplesmente ser um site que funciona no celular. É preciso mais interação na plataforma certa e mais utilizada pelos mobile users: os aplicativos móveis.

 

Este momento de transição e adaptação para a vida em uma tela menor é um forte sinal de que as empresas precisam, de fato, marcar território nesta plataforma e ganhar a atenção de seus consumidores, principalmente, através de aplicativos móveis voltados especificamente para esta linguagem. Ao falar a língua dos clientes, se manter próximo deles on e offline e criar vantagens exclusivas para os que utilizam seu app, sua marca adquire retornos tangíveis (aumento em vendas e ganhos em divulgação orgânica – sem investimento financeiro – nas redes sociais) e intangíveis (valorização da imagem da empresa frente aos clientes, fornecedores e concorrentes e posicionamento estratégico enquanto empresa inovadora, que foge do comum).

Tudo isso é realidade, mas ainda dá tempo de inovar e impulsionar seu negócio com um investimento de retorno certo: basta uma ideia de aplicativo que agregue valor à sua marca e uma especialista certa para te ajudar. 😉

Quer saber outro dado relevante de mobile em relação aos PCs? Veja aqui.

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