Blog Snowman Labs Blog

Da série: Como desenvolver um app – Tempo para desenvolvimento

Snowman Labs

por Snowman Labs,
em 4 de julho de 2016.

Tempo disponível para desenvolvimento da solução

Você viu no último post quanta gente está envolvida no projeto de criação e desenvolvimento de um aplicativo. Na grande maioria dos projetos, há a necessidade de envolver boa parte desses profissionais. Mas não se assuste, pois, se o projeto for somente para iOS ou para Android, naturalmente, há um envolvimento de menos profissionais e, com isso, os valores de custos diminuem, mas sempre tenha em mente que se o objetivo é criar um negócio baseado em um app mobile os investimento tendem a ser contínuos.

Bom, se você já leu todos os outros fatores até aqui, é porque realmente tem interesse em desenvolver um app.  Por isso, é importante saber o que faz cada um dos profissionais envolvidos na criação de um projeto mobile. Assim, quando seu projeto tomar grandes proporções, já saberá exatamente o que você precisa para expandir seus negócios.

Agora, vamos discutir a questão do tempo no desenvolvimento de um aplicativo mobile, como um fator que pode impactar nos investimentos. Nada como o impacto gerado por uma funcionalidade complexa, mas é importante levar em consideração. Até porque, em projetos simples, é comum ter uma duração de, pelo menos, 2 meses.diagrama-venn-software

Não que o desenvolvimento em si leve esse tempo, mas todo o processo (documentação dos requisitos, design UX/UI, prototipação, desenvolvimento, QA, homologação e publicação) exige esse tempo mínimo, para que nada seja feito às pressas, prejudicando a qualidade. Com isso, quando é exigido um tempo menor para execução, geralmente é necessário alocar mais profissionais para que deem conta de entregar o projeto em menor tempo, onerando mais os custos. Por isso que gosto de exemplificar a qualidade para desenvolver um app X tempo X custo usando o diagrama de venn acima. Não tem erro, é isso!

Só para deixar tudo bem claro, quando menor o tempo disponível para o desenvolvimento, mais recursos (profissionais) terão que ser envolvidos para dar conta do prazo estipulado. Para que isso não aconteça tenha em mente que o prazo para desenvolver um app não será menor do que 2-3 meses.

Ufa, terminou por aqui a série “Como desenvolver um app“. Agora, você que acompanhou todas as publicações, já tem uma ideia da estrutura necessária para tirar um app mobile do papel e trazê-lo ao mundo real. Se tiver alguma dúvida não esqueça de publicar nos comentários e também fique a vontade para entrar em contato conosco a hora que precisar!

Agradecemos a todos que nos acompanharam até aqui e digo que ainda tem muito mais conteúdo sobre apps mobile para vir… Agora que você já sabe quais são os principais fatores que definem o custo de um projeto de aplicativo mobile, nos próximos posts iremos mostrar alguns exemplos de custos e tempo de desenvolvimento projetos mobile conhecidos, tais como, Instagram e Uber. Até a próxima!

Comments

comments