Blog Snowman Labs Blog

Da série: Como desenvolver um app – Profissionais envolvidos no projeto

Danilo Brizola

por Danilo Brizola, Business
em 27 de junho de 2016.

No último post, falamos sobre o primeiro fator de influência no custo de criação de um aplicativo mobile, a complexidade e quantidade de funcionalidades do produto. Agora, é a vez de falarmos sobre os profissionais que geralmente são envolvidos na hora de desenvolver um app. Levamos isso em consideração, principalmente, quando temos que desenvolver um projeto para iOS e Android. Nesses projetos, costumamos envolver duas equipes de desenvolvimento com habilidades diferentes, uma para cada sistema operacional, pois as tecnologias envolvidas são diferentes.

time-desenvolver-um-app

Time necessário para desenvolver um app

Explicando, iOS e Android são as plataformas de sistema operacional presentes na maioria dos smartphones do mercado (algo entre 92-95%) e são sistemas completamente distintos, que exigem tecnologias de desenvolvimento e profissionais diferentes (desenvolvedor Swift para iOS e desenvolvedor Java para Android). Até existem algumas ferramentas que ajudam profissionais da área a desenvolver um app para as duas plataformas, utilizando a mesma linguagem de desenvolvimento, mas isso é outra história (bem sensível, por sinal) que contaremos aqui em breve. 😉

E não para por aí. Geralmente, um aplicativo por si só não faz muita coisa sem estar conectado a algum sistema back-office web para receber as informações. Voltando ao nosso exemplo do aplicativo de táxi (lembra?!), como vocês acham que um taxista consegue acessar a ferramenta? Bom, de alguma maneira, ele aparece na sua tela com o nome, placa e modelo do carro, etc. Isso só é possível porque o seu aplicativo está trocando informações com algum sistema web que, por sua vez, está trocando informação com o aplicativo do taxista.

Para que isso aconteça, precisamos incluir mais um profissional de desenvolvimento, diferente daqueles que desenvolvem para iOS e Android, porque a tecnologia para esse tipo de funcionalidade exige outros conhecimentos técnicos. Aqui, há necessidade do envolvimento de um profissional com habilidades para desenvolver sistemas web, nesse caso, um profissional em desenvolvimento back-end (usamos a linguagem Python para o desenvolvimento back-end).

Além disso, ainda precisamos daquele profissional que irá desenvolver a página administrativa desse aplicativo. É dessa forma que os donos da solução de táxi conseguem acompanhar o que acontece com o aplicativo, desde enviar uma mensagem para os usuários, até verificar o cadastro dos taxistas. Para criar essa página administrativa necessitamos de um profissional com habilidades em desenvolvimento front-end (HTML/CSS e Javascript). Quanta gente, não? :0

Até aqui só falamos sobre tecnologia, certo? Mas uma parte extremamente importante para um projeto mobile, que não tem a ver com tecnologia, é a parte que envolve usabilidade, experiência do usuário e design. Pode ter certeza que, antes dos aplicativos de táxi chegarem até as suas mãos, eles tiveram uma longa jornada de testes e avaliação de experiência do usuário feito pelos designers. Além disso, são esses mesmos profissionais que desenvolveram toda a interface que estamos acostumados e que amamos. Se um aplicativo é extremamente fácil de usar, esse mérito é inteiro dos profissionais de design (UX/UI).

Por fim, mas não menos importante, temos o papel do gerente de projetos (em alguns casos o papel do GP é feito pelo Product Owner ou pelo Desenvolvedor Líder – DevLead).  Ele é o maestro que põe todos os profissionais com as habilidades que falamos acima para trabalhar e fazer com que os prazos e expectativas sejam atingidos. Esses profissionais costumam ter uma interação bem próxima dos clientes, para que nenhuma informação importante para o sucesso do projeto seja perdida.

Esses são os principais profissionais envolvidos no desenvolvimento de uma solução mobile. Há, ainda, outras figuras importantes que entram no processo, porém, são esses profissionais que fazem parte de 90% de um projeto de aplicativo. Abaixo, uma listagem bem objetiva com todos os profissionais que não envolvemos na descrição acima, mas que entram no processo de desenvolvimento de uma solução aqui na Snowman Labs:

  • Consultor de estratégia mobile – Profissional responsável por ajudar o cliente a estruturar o projeto;
  • Analista de QA – Profissional responsável por garantir a qualidade do projeto, aplicando testes e identificando possíveis problemas no aplicativo;
  • Especialista em infra-estrutura – Profissional responsável por garantir a disponibilidade da infraestrutura necessária (servidor, banco de dados, etc) para o projeto)

Estão gostando de aprender um pouco mais sobre como é o processo para desenvolver um app? Se sim, compartilhe seus pensamentos ou dúvidas na sessão de comentários logo abaixo e até semana que vem!

Comments

comments