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5 razões para criar um aplicativo mobile

Danilo Brizola

por Danilo Brizola, Business
em 19 de janeiro de 2016.

Você provavelmente chegou até a página da Snowman Labs no Facebook e no site de diversas outras empresas através de seu smartphone/tablet, não é mesmo? Por conta de tanta dinâmica na sociedade contemporânea é que a tecnologia se desenvolve, buscando acompanhar esse ritmo com o qual muitos já estão tão habituados, que o contato com a tecnologia nem é sentido — já está naturalizado no dia a dia das pessoas.

Tendo isso reforçado, podemos partir para o que interessa: as cinco principais razões para criar um aplicativo móvel.

 

1 – Grande parte de seus clientes já estão por lá

Seus clientes, jovens ou não, já possuem mais contato com a internet móvel. No Brasil são 38,8 milhões de celulares inteligentes, colocando o país como o sexto no ranking mundial criado pela eMarketer.

Boa parte destes usuários costuma realizar compras através de plataformas móveis. Prova disso é que o m-commerce está crescendo rapidamente no mundo todo, representando 34% das transações online. Somente no primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 10% no mercado norte-americano em todas as categorias do varejo, somando um total de 29% de vendas mobile. Os dados são do relatório State of Mobile Commerce, realizado pela Criteo — empresa especializada em marketing. O estudo analisou dados de transações que movimentaram mais de US$ 160 bilhões mundialmente. Por aqui, as compras via smartphones e tablets representaram 13% e devem chegar a 22% ainda em 2015. A nível global as taxas de conversão mobile devem atingir a média de 40% até o final deste ano. Dentre os segmentos que se beneficiam da mobilidade estão: moda, luxo, home e varejo.

 

2 – Sua marca é exposta online e offline

Os brasileiros checam seus celulares ao menos uma vez a cada cinco minutos, de acordo com pesquisa feita pelo Ibope Bus. Assim sendo, o que seria melhor para ser lembrado do que um aplicativo com uma bela interface, desenvolvimento limpo e usabilidade impecável? Pois é, sua empresa marca presença mesmo que o usuário esteja offline.

 

3 – É mais efetivo (e barato) do que investir apenas em anúncios nas mídias tradicionais

Os usuários não só percebem quando as marcas se posicionam estrategicamente com ações de marketing que usam aplicativos móveis, como também compartilham e espalham organicamente nas redes sociais o que sua marca anda fazendo. Essa é mais uma possibilidade de divulgar seu produto ou serviço e aproveitar da espontaneidade das redes sociais. O melhor é que você fala a língua de seus consumidores e potenciais clientes sem precisar investir alto em anúncios nas mídias tradicionais. Elas estão cada vez mais afastadas dos hábitos de jovens e adultos entre 17 e 35 anos, que preferem a experiência dinâmica e sem fronteiras da internet.

 

4 – O aplicativo pode possibilitar estratégias novas que você talvez nem tenha pensado

Disponibilizar meio de pagamento móvel, oferecer agendamento de serviço simplificado, expor seus produtos e dar uma prévia do que seus clientes podem obter ao optar por sua marca ou até mesmo criar um app que, a principio, não tenha a ver com seu negócio final podem ser boas estratégias para fidelizar e captar novos clientes. Talvez você pense que não é útil, mas isso faz muita diferença na percepção do mercado com relação à sua empresa. Além de se posicionar assertivamente no universo mobile você dispara na frente da concorrência — que também pode estar pensando que não vale a pena investir nessa tecnologia.

Essa é a oportunidade para se destacar, o que significa avanço e maior rentabilidade. Em tempos de crise econômica mundial é uma boa não acha?

 

5 – Você inova em seu segmento e não fica parado no tempo

Como foi falado um pouco nos tópicos anteriores, uma mudança repentina para um meio ainda não explorado por você é algo que não passa batido por ninguém (muito menos por seus concorrentes). Se o ramo em que empreende, a princípio, não tem muito a ver com tecnologia, não significa que não valha a pena investir em um aplicativo eficiente. Explanando melhor: um mercado pequeno de bairro pode criar um app exclusivo de lista de compras que dá descontos em alguns produtos quando o usuário faz uma lista e comparece ao estabelecimento; uma perfumaria pequena pode criar um app para que o usuário descubra a qual grupo olfativo pertence e então saber quais as melhores fragrâncias para utilizar, através de um teste divertido de personalidade. Captou os exemplos? O aplicativo permite que diferentes nichos ofereçam algo além do serviço ou produto para que o usuário tenha motivos para permanecer escolhendo sua empresa. Muitas empresas já perceberam isso e estão investindo na oportunidade.

Ainda na se convenceu de que vale a pena investir em mobile (seja aplicativo para Android ou para iOS) e inovar em seu negócio? Então entre em contato pra gente tomar um café e bater um papo. Melhor garantir antes que seu concorrente perceba que a era da convergência digital é um caminho sem volta e saia na frente!

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